Criadores: Mais Que Canais, Amigos

Image for post
Image for post

Não existe nada mais certeiro para conectar um produto ao seu consumidor ideal do que a indicação de um amigo. Isso porque o amigo (seja ele um parente, um colega de trabalho ou apenas um conhecido) é capaz de englobar três características essenciais para a conversão de um público qualquer em um público consumidor: autenticidade, credibilidade e proximidade.

A busca por essas três características está transformando o marketing de influência em uma das formas mais procuradas por marcas para suas campanhas publicitárias diariamente. Mas como essa estratégia se tornou um fenômeno tão rapidamente? A resposta está, é claro, na internet.

Como a era da internet também é a era do bombardeio de informações e de conteúdo, esse universo é terra de ninguém e de qualquer um ao mesmo tempo, com todo o tipo de conteúdo pipocando de todos os lados. É nesse caos que muitas marcas podem esbarrar em alguma dificuldade na tarefa de mirar e encontrar o seu público exato em um oceano de usuários dispersos, principalmente quando não possuem um canal direto com seu público-alvo pretendido.

E é aí que entram os creators.

Com públicos consolidados e engajados, os creators são capazes de abranger diferentes estilos e nichos de forma pontual e incisiva, usando sua experiência para se comunicar de maneira específica com a sua audiência e se aproximando com cada um deles.

Essa proximidade fica evidente tanto na linguagem usada quanto no conteúdo produzido, e tudo isso faz com que os seguidores reconheçam o próprio creator como um deles. Como alguém que eles já conhecem há anos. Como um amigo.

Naturalizados na internet, os criadores de conteúdo se especializam cada vez mais na adequação de sua postura e suas criações ao que se comunica melhor com o público. E para isso não há fórmula secreta: é preciso ser verdadeiro.

A autenticidade aproxima a audiência e gera confiança, um sentimento importantíssimo que pode surgir de maneira muito mais espontânea na relação entre um público e um criador do que na forçação de barra entre um público e uma marca, por exemplo. E essa transmissão pela verdade é o que conecta consumidores em potencial a grandes empresas, gerando campanhas com alto nível de envolvimento.

Os creators facilitam o diálogo no universo da internet. Muito mais que divulgadores de mensagem, eles são formadores de opinião. E o poder do marketing de influência reside justamente nisso: na verdade que existe na voz de um amigo.

Written by

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store