Foram-se os likes…

Será que algo de fato mudou?

O like (ou curtida) pode ser definido como um apoio dado por um usuário para o conteúdo digital produzido por outro usuário. Quando aplicado a uma rede social como o Instagram — cujo objetivo é conectar pessoas de acordo com interesses em comum pautados pelos hábitos de consumo de conteúdo dos usuários — , o conceito de like funciona como um dos critérios para o algoritmo desenvolvido pelo Facebook para dar visibilidade, ou não, a um conteúdo.

Este algoritmo desenvolvido pelo Facebook, — que é mais secreto que a receita da Coca-Cola — entre muitas características, sustenta um mecanismo de dispersão de conteúdo em um formato “boca-a-boca” digital. Esse “boca-a-boca” acaba sendo, majoritariamente, baseado no conceito do like para determinar a relevância do conteúdo para um usuário e sua comunidade próxima de interesses comuns.

A ausência da contagem de likes sob cada conteúdo no Instagram não alterará o algoritmo, porque a ação de curtida do usuário não depende daquele número, mas sim do seu desejo do endossar um conteúdo que é relevante para ele. A alteração nos likes ainda permite que o usuário veja quem curtiu uma publicação, fator importante quando falamos de Key Opinion Leaders, ou formadores de opinião que levam usuários a consumir um determinado conteúdo.

No entanto, a eliminação do número de likes no feed do Instagram mascara ainda mais a lógica por trás do algoritmo do Facebook; lógica essa que, em seu cerne, busca aproximar usuários, mas também é uma ferramenta de marketing poderosa para distribuição de conteúdo publicitário na plataforma — o algoritmo que define para quem o Instagram mostra ou não um publi post.

Nós acreditamos que o paradigma continua o mesmo. O número de likes pode não estar mais disponível na versão mobile do Instagram, mas os dados permanecem ativos submetidos à lógica do algoritmo, não afetando os analytics e, portanto, a forma como medimos os resultados finais de um post — publicitário ou não.

O que deve ser enfatizado neste caso não é o número de likes, mas a forma como os conteúdos devem ser produzidos e veiculados na plataforma, sendo o intuito não somente ganhar curtidas, mas gerar uma conexão com o usuário que consome estes conteúdos — o que fará com que ele seja exponencialmente exposto para outros usuários.

Leader holding for influencer digital marketing. // Micro-influencers platform — MIS (https://mis.brmediagroup.com.br)

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store