O que são analytics? E porquê são tão importantes para influenciadores digitais.

Para as marcas, o que vale é o seu engajamento.

A grande questão que vamos solucionar neste artigo é o que são esses analytics — ou métricas, em português — de que tanto se falam quando o negócio é marketing digital, especialmente no marketing digital de influência. Os analytics são um relatório quantitativo e qualitativo gerado pelas plataformas sociais que você usa, podendo ser Instagram, Twitter, Facebook, ou qualquer outra.

Para a parte quantitativa, são utilizados dados como números relativos a engajamento, número de seguidores, likes, comentários, visitas à página e clicks para fornecer informações sobre os seus posts — alcance e impressões — , a partir das quais podemos chegar a uma taxa de engajamento médio.

Já a análise qualitativa foca na sua audiência e busca entender “quem ela é” a partir de dados acumulados sobre a distribuição média de gênero, idade, região e língua e os interesses de seus seguidores.

As principais métricas que são levadas em consideração quando pensamos na monetização de um conteúdo são o alcance e a taxa de engajamento. É importante, do ponto de vista de uma marca ou empresa, entender quantas pessoas um post alcança, onde você alcança essa pessoas e como elas chegaram até esse post. Da mesma forma, é essencial compreender como o público interage com as publicações: existe de fato uma interação entre público e creator acontecendo a partir de seus posts?

Os analytics são recursos que podem representar uma vantagem para o seu perfil em relação aos demais, uma vez que, usando esses números, você se baseia em dados objetivos para garantir a produção do melhor conteúdo e buscar bons resultados. Um conhecimento mais profundo dos seus analytics te ajuda a entender o que está funcionando ou não para o seu público.

Quando você produz um conteúdo baseado nas reações do seu público a conteúdos anteriores, buscando entender o porquê de algo ter dado mais resultados e seguindo a mesma linha criativa, a tendência é de que seu engajamento melhore organicamente. Este alinhamento com o seu público pode te ajudar não só no direcionamento de seus conteúdos, mas também na procura por parcerias com marcas estratégicas para potencializar seu engajamento.

Talvez a vantagem mais interessante seja a possibilidade de compreender o comportamento da sua audiência para criar estratégias de mudança de nicho/público, ou seja, atrair novas pessoas para o seu perfil. São três possíveis análises:

  • análise regional → atingir públicos de outros lugares; uma expansão territorial do alcance do conteúdo;

Em termos de conteúdos publicitários nas redes, — apelidados de publis — marcas buscam perfis que tenham um nicho e público definidos para recrutarem para suas campanhas, pois sempre existe uma motivação específica por trás da realização da campanha. Assim, content analytics são essenciais para um influenciador se definir, fidelizar seu público e se apresentar para uma marca como um produtor de conteúdo que pode agregar à sua campanha.

Quando olhamos para uma ferramenta como o MIS, é essencial que os influenciadores que fazem parte dessa comunidade tenham uma estratégia de conteúdo para poder entender quais marcas têm conexão com seus perfis. Essa é uma questão chave para usufruir dos features da plataforma, ser chamado para mais campanhas, e, principalmente, campanhas com marcas que agregarão valor ao seu perfil.

Além dos direcionamentos para produção de conteúdo, os analytics também têm um papel importante durante as campanhas no relatório para o cliente. É usual que ao final das entregas sejam solicitados os prints dos analytics dos posts pagos, isso é feito para que o cliente consiga mensurar quantitativamente os resultados da campanha. Assim como é uma métrica que será utilizada caso a marca escolha fazer uma renovação de perfis para a próxima campanha, e até mesmo em outras campanhas que são feitas pelo MIS.

Leader holding for influencer digital marketing. // Micro-influencers platform — MIS (https://mis.brmediagroup.com.br)

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store